COMO SERÁ ESTABELECIDO O ENSINO NESSE MATERIAL

Desde o Manual Minha Nova Vida em Cristo até o Manual Encontrando Minha Identidade, Volume 2 (do paradigma treinar) cada filho da Vida e Paz Church será discipulado de perto por um cristão maduro e apto a ensinar, numa realidade vida na vida.

Nós estabelecemos o padrão de discipulado um a um porque, desde o início do seu ministério, o apóstolo Luiz Fernando Duarte sempre entendeu que o cuidado ideal das ovelhas é feito através do amor, do relacionamento profundo e do ensino transmitido diretamente de uma pessoa para a outra.

Nós sempre cremos que esse é o nível de relacionamento fundamental para habilitar cada um para o exercício do seu chamado e da sua missão no Reino. Além disso, esse padrão é extremamente importante para que a qualidade do discipulado e a visão da Igreja não se percam ao longo do tempo, e para que as novas gerações de discípulos reproduzam a fala com a mesma paixão.

Antes de tudo, é muito importante que você entenda que o discipulado vai muito além da ministração semanal de uma lição com dia e hora marcados. Não se trata de um fardo ou uma imposição, mas sim de algo que vivemos para gerar vida nas pessoas que Deus nos oportuniza tocar, estar perto e compartilhar, e nos dá o privilégio de cuidar, amar, servir e alimentar. Depois que você entender isso, serão necessários comprometimento, ânimo pronto, revelação, discernimento e profundidade nesta relação.

Se envolva na realidade da visão e se responsabilize por ela. Se disponha a ser forjado para que em breve seja você, lado a lado com o seu discipulador, edificando o Reino de Deus e compartilhando responsabilidades!

Padrão do discipulado um a um

Nós estabelecemos um padrão de discipulado, pensando na utilidade desse tempo e na eficácia do ensino desses princípios, de modo que sejam aplicados na vida de cada um. Para isso, definimos alguns critérios que são essenciais para que isso seja possível:

  • Número de pessoas – O ideal para este discipulado é que seja no “um a um”. Um tempo de qualidade entre discípulo e discipulador em que ambos tenham liberdade de falar, expor e tratar o que for necessário.

 

  • Dia e hora fixos – Assim como os cultos e as reuniões de célula têm dias e horários fixos para acontecerem, antes de iniciar o discipulado um a um, você precisa definir qual dia e hora da semana você e o seu discipulador se encontrarão para estabelecer o tempo de “vida na vida”. Quando se inicia este tipo de discipulado, ele passa a fazer parte do dia a dia das pessoas que se comprometeram, por isso, manter um tempo pré-estabelecido é fundamental para que vocês se organizem para cumprir esse compromisso. Mesmo que tenham semanas apertadas, se esforce e não falhe com o discipulado, porque é ele que trará vida e manterá a visão pulsando em seu coração.

 

  • Local – O local de encontro não precisa ser fixo. Você pode estabelecer um mesmo lugar para todas as ministrações, mas tem a liberdade de mudar, se precisar ou se preferir, desde que seja um local que tenha boas condições para o aprendizado e que seja de fácil acesso. De preferência, quando marcar lugares diferentes, estabeleça isso junto ao seu discipulador.

 

FIQUE ATENTO

  • Este discipulado estabelece o tempo de ensino, mas é muito importante que você esteja constantemente próximo à pessoa que te discipula (em outros dias e momentos), por isso seja presente além do momento “um a um” de ensino e se relacione com profundidade.

 

  • Tempo de discipulado – O ideal é que este discipulado dure no máximo 1 hora! Você pode até passar mais tempo fazendo comunhão ou conversando (embora não seja o objetivo deste encontro), mas o padrão é que o conteúdo seja ministrado em no máximo 1 hora.

 

  • Estude e conheça os manuais e livros – Estude toda lição e responda às perguntas da aplicação durante a semana. Neste tempo, acesse seu discipulador para tirar dúvidas e preste contas sobre a leitura. Esteja pronto para aprender e construir junto com o seu discipulador. Mantenha contato com ele durante a semana. ATENÇÃO: Dia a dia, observe o quanto estas verdades estão mexendo e transformando sua vida e o seu caráter. O objetivo do discipulado não é formar pessoas “obesas” de conhecimento, mas sim pessoas lapidadas, restauradas e mudadas pela revelação.

 

  • Ministração dentro da realidade do discípulo – Um dos maiores benefícios do discipulado um a um é que ele permite ser tocado profundamente e de forma específica, por isso estude o conteúdo dos manuais e livros tendo sua realidade pessoal sempre em mente. Algumas lições são mais longas e outras mais compactas, mas saiba aproveitar cada conteúdo da melhor forma possível para transformar sua realidade. Por exemplo, no Manual Minha Nova Vida em Cristo há uma lição mais extensa que fala sobre a nova vida em Deus e apresenta algumas dificuldades que alguém que decide viver para Cristo pode enfrentar. No caso desta lição, você deve estudar todo o conteúdo, mas aproveite o tempo com seu discipulador para se aprofundar e investir mais tempo naquilo que se encaixa na realidade da sua vida.

 

  • Profundidade no discipulado – Você precisa aproveitar cada minuto: fale, revele suas necessidades, aprenda verdades em amor, contextualize o ensino com a sua realidade de vida, peça ajuda à medida que for aprendendo e absorvendo as verdades. Tenha sempre em mente o padrão de discipulado que Jesus estabeleceu enquanto esteve entre nós, e imite-O em sua relação de discípulo e discipulador, entendendo que nossa visão é “gerar uma multidão de filhos semelhantes a Jesus”. Além disso, nunca se esqueça que esta é uma realidade espiritual, por isso ore para que Deus estabeleça uma atmosfera em que cada verdade seja absorvida por sua mente e pelo seu coração.

 

  • Uma lição por semana – Cada lição deve ser aplicada em uma semana, no dia e na hora pré-definidos, para que você tenha tempo de assimilar, compreender e absorver o conteúdo estudado. O discipulado um a um estabelece a “jornada” de cada discípulo na Visão GUI, por isso se comprometa com a forma que você aprenderá porque esse discipulado pode gerar todo conceito, padrão e entendimento sobre a visão que você terá a partir de agora. Faça isso da melhor forma possível e se torne um filho semelhante a Jesus, apaixonado pelo que nós acreditamos e por aquilo que Deus nos deu! ATENÇÃO: Nunca estude mais de uma lição em um encontro de discipulado com o seu discipulador.

 

  • Uso do material – É fundamental que tanto você quanto seu discipulador estejam com o manual e com a Bíblia no momento do discipulado. Use o material e explore pontos chaves e referências importantes.

 

  • Planejamento pessoal – Se planeje para incluir suas tarefas como discípulo em sua rotina. A partir de agora esta é uma atividade constante do seu cronograma, por isso se programe para cumpri-la.

Seja-bem vindo (a) aos seus primeiros passos na Visão GUI – Gerando Uma Identidade!