QUEM SOMOS

“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.”

Romanos 8:6

Como tudo começou

A Igreja Vida e Paz Church nasceu no ano de 1999 em Poté, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais.

Acompanhando sua mãe Gelcira numa visita, Luiz Fernando Duarte e seu irmão Rodrigo Duarte conheceram Jueli Sampaio, uma mulher que enfrentava um caos em sua vida e acreditava que o suicídio era a única solução para tantos problemas. Durante a visita, após ouvirem um pouco da história daquela mulher, eles não conseguiram sair dali sem antes orar e adorar a Deus com uma bela canção que, segundo a própria Jueli, retratava exatamente o que ela estava vivendo.

Naquele momento, de uma forma sobrenatural, o Espírito Santo encheu a sala onde estavam e Jueli decidiu entregar sua vida para Jesus. Imediatamente, ela fez o convite para que os irmãos e sua mãe voltassem na semana seguinte. Passados os dias, os três retornaram à casa e, para grande surpresa, já existiam dezenas de pessoas esperando a visita deles.

Não havia nenhuma ação ou interferência humana que pudesse chamar a atenção daquelas pessoas. Naquele período, Luiz Fernando Duarte vivia um colapso financeiro, fruto da falência de algumas empresas que possuía. Ele também enfrentava outra situação que o deixava ainda mais abatido: sua exclusão da Igreja que fazia parte. Segundo os líderes, a razão da sua exclusão era o fato da instituição não poder ter seu nome exposto na sociedade por ter uma pessoa “falida” em seu “rol de membros”.

Diante de tudo isso, podemos nos perguntar: o que poderia haver em um homem que despertasse em tantas pessoas o desejo de conhecer a Deus? Talvez a mesma coisa que ainda há nele até hoje: uma paixão insaciável em adorar a Deus e estar cada vez mais perto dEle.

O avivamento

Era algo que não se pode descrever. Famílias desestruturadas, jovens perdidos, pessoas sem destino estavam se encontrando com um evangelho genuíno, de porta em porta, de casa em casa, no partir do pão e em cada comunhão. Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que um avivamento chegou naquela cidade. Em todo tempo, enfermos eram curados, demônios expulsos e pessoas completamente transformadas. O Reino de Deus estava se manifestando.

Poucos meses depois, Luiz Fernando e seu irmão Rodrigo, que moravam na cidade de Teófilo Otoni - MG, se mudaram para Poté, juntamente com as suas famílias. Eles alugaram um pequeno galpão, que comportava, no máximo, cem pessoas. Foi ali que começaram a se reunir em cultos.

Nesse período, eles não eram pastores, e eram pastoreados pelo pastor César de Belo Horizonte que, de forma muito generosa, acolheu dois fracassados e os avalizou (apoiou). Ele teve o papel de um Barnabé (o único homem que acreditou que Paulo seria alguém) na vida dos dois irmãos.

Ainda em 1999, aconteceu o primeiro batismo naquela pequena Igreja. Quase 40 pessoas foram batizadas. O pastor César, admirado com o que estava acontecendo, decidiu os consagrar, e afirmou que era inevitável reconhecer a unção de pastor na vida dos dois irmãos. Então, deu-lhes o nome da Igreja e os abençoou para prosseguirem na missão que Deus havia dado a eles. Definitivamente, nascia a Vida e Paz Church.

A primeira expansão

Dois anos depois, em 2001, a Igreja mudou para um galpão, cerca de quatro vezes maior que o lugar onde se reunia antes. Agora, havia uma área, onde existia uma escola infantil, salas de discipulado e gabinete pastoral. Dia após dia, Deus acrescentava pessoas ao rebanho, que tinha uma marca: o amor. Em um ambiente acolhedor e familiar, a Igreja alcançava cada vez mais a pequena Poté.

Então, numa viagem à cidade de Conceição da Barra, no estado do Espírito Santo, o pastor Luiz Fernando se deparou com a realidade de mais um lugar que clamava pelo avivamento. E, como não poderia ser diferente, ele se mudou com sua família para aquela cidade em 2002, deixando o pastor Rodrigo pastoreando em Poté. A partir de então, essa obra não parou de crescer.

A Visão Celular

Desde o início, a Vida e Paz tem como alvo cuidar bem de todos. Essa Igreja nasceu como uma família, e permanece com essa ideia ao longo dos anos. Essa obra nunca deixou de experimentar moveres do Espírito. No entanto, Deus preparou uma grande mudança de ciclo para ela no ano de 2009, quando a Visão GUI - Gerando Uma Identidade começou a ser estabelecida. Com o objetivo de cuidar ainda melhor das pessoas, as células se estruturaram e se tornaram parte da nossa vida. Os primeiros Encontros com Deus marcaram profundamente uma geração que estava mergulhando nesse novo tempo.

Congresso FIRE

Em 2010, mais uma vez, Deus decidiu elevar nossa Igreja a um novo nível e, então, nasceu o primeiro “Congresso de Líderes em Células FIRE”, que reuniu todas as Igrejas do ministério numa atmosfera de adoração, aprendizado e Glória. A partir de então, todo ministério se reúne anualmente durante três dias, nos quais o céu invade a Terra, e nos envolve com a eternidade.

É um tempo de crescimento, edificação e comunhão de todas as Igrejas, no qual acontece um alinhamento.

Desde o primeiro congresso, o ministério alavancou ainda mais seu crescimento, alcançando novas cidades e expandindo o Reino a novos lugares.

Igreja Apostólica

Em 2015, durante uma conferência de pastores e líderes do ministério, o então pastor Luiz Fernando foi publicamente reconhecido e ungido como apóstolo, pelo serviço que já realizava cuidando, nessa época, de 14 Igrejas. Deus estava alargando as fronteiras e abrindo novos caminhos para um povo sedento e cheio de revelação.

Até os confins da Terra

Em 2017, a Vida e Paz atingiu a maior idade, alcançando 18 anos de existência e 18 Igrejas espalhadas por três estados brasileiros: Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Sabemos que ainda é apenas o início de tudo que Deus fará com esse povo que se dedica dia após dia a restaurar a história de uma geração. Acreditamos no sacerdócio universal e cremos nos cinco ministérios (Efésios 4:11), por isso, treinamos cada vida numa realidade de paternidade, com o objetivo de gerar uma multidão de filhos semelhantes a Jesus.